26 de dezembro de 2010

# A questão :: As Idolatrias

As Idolatrias à pessoas , o que leva a alguém gritar extericamente dizendo que o ama, sem ao menos conhece-lo pessoalmente ou que ele demonstre um amor recíproco ? , o que leva elas a praticarem atos, imitar visuais , formas de viver de certa pessoa famosa ? , não há logica ou razão para pratica dessas idolatrias, o apenas gostar e admirar não é mais o bastante ? .

Fico surpreso, como existem pessoas que idolatram outras pessoas apenas por sua fama e à tratam como um deus, abdicando ou diminuindo de sua própria fé em Deus, além de abdicar de suas próprias características físicas e até mesmo psicologicas para idolatrar uma pessoa . Não desmereço de nenhuma forma e o trabalho feito por esse ídolo para chegar até a fama que tem, até dou os parabéns pelo trabalho exercido, o que traz admirações por outras pessoas , ele não tem nada a ver com a sua idolatria recebida por seus fãs loucos, creiu que seja uma das inracionalidades ou imaturidades do mundo .

Logo abaixo um texto que achei interessante, e concordável com minha opinião retirado de um site sobre o assunto ::

:: http://www2.uol.com.br/omossoroense/130702/cotidiano5.htm

O psicólogo José Evangelista de Lima classifica esse tipo de comportamento como sendo "a cópia dos modelos". Ele afirma que as pessoas que têm defeitos de personalidade buscam nas pessoas famosas uma auto-identificação.

"Mas quem imita alguém não quer imitar qualquer pessoa, mas sim, aqueles que mais lhe agradam, que mais lhe tragam felicidade", analisa Lima.

E aponta que quem imita alguém, não se contenta apenas em adotar um corte de cabelo igual ou a vestir roupas parecidas, mas até mesmo a falar da mesma forma que o imitado.

E a idolatria a atletas, atores, atrizes, aumenta a cada dia, impulsionada por uma mídia que transforma seres comuns em heróis da noite para o dia, somente para garantir a principal premissa do capitalismo: o lucro, independentemente da forma como ela seja conseguido.

"Esses programas que prometem transformar em celebridades pessoas comuns são um exemplo disso", acrescenta o psicólogo, se referindo aos Big Brothers e Casas dos Artistas da vida.

E isso acontece, segundo Lima, porque a televisão passa para as pessoas a idéia de que todas elas podem sair vencedoras de disputas dessa natureza. "Isso é uma inverdade. Não dá para todo mundo sair ganhando", desmistifica.

Adolescentes são mais vulneráveis

A idolatria é um sentimento mais presente entre os jovens. Tratar gente famosa como semideuses é uma tarefa desenvolvida com mais desenvoltura pelos adolescentes, embora muita gente grande também engrosse as fileiras da tietagem.

O psicólogo Lima diz que esse sentimento é mais forte no seio da juventude porque os jovens estão em processo de formação da personalidade, ficando mais vulneráveis ao que a mídia propaga.

Por isso, alerta, é necessário que os pais conscientizem os filhos sobre as mensagens repassadas pela televisão.

"Os pais devem estar conversando com os filhos e conscientizando-os de que cada pessoa tem o seu próprio valor e que não é preciso estar imitando ninguém para se conseguir alguma coisa na vida. É necessário que os jovens sejam conscientizados, que eles tenham suas próprias características, em muitos casos, até melhores que as que eles encontram nesses supostos ídolos", frisa.

Religião condena idolatria

As religiões se dividem quando o assunto é idolatria. Enquanto a igreja católica defende a adoração a um Deus e às imagens de santos, as protestantes condenam o culto a imagens.

A idolatria, para o Protestantismo é o culto prestado a ídolos (criaturas ou objetos), sendo o ídolo a figura representativa de uma divindade.

Já o catolicismo afirma que imagem não é o mesmo que ídolo. Chama-se ídolo uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria. O judaísmo também se opõe à idolatria.

O dicionário define a idolatria como sendo um culto prestado a ídolos, "amor ou paixão exagerada". Tão exagerada que faz com que as pessoas esqueçam quem são, para tentar serem quem não podem.

@fromdenisvieira ≈ Mαis iиforмαçõєs ? ◘ www.meadiciona.com/denisvieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário